“Um dia”

Julho 23, 2010

A vida segue insistindo em ser “um dia”…

…Um dia que encontremos coragem para fazer algo que faz parte daquela nossa “listinha” de coisas, como listinha de livros que ainda não lemos ou lugares que ainda não tivemos a chance de ir visitar. Um dia que teremos coragem de mudar algo em nossa vida que nos paralisa e impede de caminhar. Um dia em que as nossas metas e sonhos passarão para o plano da realidade.

Quero fazer dessa minha listinha um campo de possibilidades e não um campo de probabilidades, pois no provável, a meu ver, não saímos da imaginação, do que anotamos em um papel.

No futuro não pretendo me tornar aquela velinha saudosa, que fica sentada no extremo da casa ou debruçada na janela a lembrar do que poderia ter sido e não foi, como num daqueles personagens lindos de Eça de Queiroz. Esse deve ser o mais triste dos sentimentos, deve ser o mais infeliz dos instantes de um dia.

Sempre tenho essa sensação quando escuto alguém falar de um modo extremamente saudoso sobre aquilo que sonha fazer e não tem como algo realizável, mas não o tem, não porque não queira, mas porque ainda não despertou para o fato de que a intenção é um campo de possibilidades concretas, audíveis e realizáveis, que só depende de um único ser – nós mesmos!

Claro, tudo isso também se submete ao imponderável da vida, a todas aquelas coisas que já falei por aqui, que nos invade, escolhe pelo nosso dia, cujo controle não é nosso, pois há uma força divina, uma força motriz que dá conta de “deliberar” sobre tudo que se move dentro da gravidade do mundo.

E como não poderia deixar de ser, recordo-me da fala do filósofo Platão quando disse: “Uma vida não questionada não merece ser vivida”…

Mas também não questione demais, apenas se mantenha “acordado” para os dias, como diria minha amiga Aline – “keeping walking”, mantenha-se assim, caminhando, pois se questionar demais correrá o risco de viver de menos.

Ás vezes o questionar nos tira da intenção, da sensação leve e gostosa de, simplesmente, aproveitar os momentos que a vida nos contempla e nos inunda pelo seu PRESENTE, aquele que pode, de fato, nos trazer a chance de esvaziar a mente e aproveitar plenamente cada coisa.

É tão curioso, mas ás vezes o momento presente passa por nós e apenas lá na frente nos damos conta de apreciá-lo, quando ele já se tornou passado, quando já se foi, quando aquela cena, lugar, pessoa, aroma, sons e cores, todo esse conjunto sinestésico de vida já estão no longínquo passado e não nos retorna mais.

Clamo pela coragem de perseguir esses dias, a intenção consciente e plena do que me faz bem, do que acredito que posso ter no hoje, que não adiarei para um futuro e que também não me lançará de volta ao passado, sobretudo porque “o momento presente é uma dádiva“.

Façamos a despedida de todo o “lixo” que nos toma a mente – arrumemos a casa e vistamos a nossa melhor roupa. Escutemos a melhor música. Façamos o melhor ambiente. Bailemos nessa valsa da vida, nessa dança que nos convida a existência bem vivida, a troca, ao amor, aquele amor que não vem apenas do outro, mas que carregamos no nosso próprio peito como garantia de que estamos vivos, pulsantes, reluzentes de intenção e vontade.

…Ontem a alma se abriu por inteiro
O vento fez passagem
Carregou o espírito por inteiro,
Do ser, não há nada
Apenas a dança da madrugada
Uma pequena lâmpada se acendeu
Um pequeno instante: a vida e eu
!

2 Respostas to ““Um dia””

  1. Elane said

    Que orgulho dessa minha amiga! Culta e inteligente demais… Me mande notícias suas…
    Adorei o texto.
    Beijos

    • Andréa Menezes said

      Laneeeeeee, você é uma querida!!!!…continuo com muitas saudades e esperando esse nosso “Um dia” – cadê você, cadê nosso encontro, nosso almoço??…ai ai ai, não espere que fiquemos velinhas, pois aqueles anos de Nobel já foram! rs

      Beijão e obrigado por ter passado por aqui!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: