” A vida começa aos 40″

Junho 30, 2008

De volta ao nosso blog depois dessas duas semanas de férias, retorno aproveitando para cumprir a promessa feita quanto a revelação do filme, fruto da inspiração que me levou ao tema dos “Padrões Sociais”. Trata-se do filme sueco, que aqui no Brasil levou o título “A vida começa aos 40”, cujo título original é “Schwedisch für Fortgeschrittene”, ou aindaHeartbreak Hotel”.

Bem, vindo da Suécia o diretor Colin Nutley pode ser visto como um diretor de inusitada caminhada, pois firma-se como um dos mais importantes realizadores contemporâneos do país escandinavo mesmo sem falar sueco fluente, pois é um britânico radicado na Suécia. Há ainda uma curiosidade maior na técnica adotada por Nutlley, um método de trabalho simples, no qual o elenco só tem conhecimento sobre como será a cena três minutos antes da mesma ser rodada, quando o diretor discute com o elenco como seria a reação deles àquela situação na vida real e todo o restante vai por conta dos atores. Assim, vale observar através desse filme quais são os pontos positivos e negativos do tal método.

No mais, o dito é que Nutley já foi procurado por Hollywood, mas até o momento tem resistido a “venda da sua alma”, já que seu gosto é mesmo  trabalhar na Suécia e fazer os filmes a seu modo, tão peculiar, com pouco de roteiro e muito de improviso e que, a meu ver, faz uma boa diferença quanto ao que estamos mais acostumados a ver nos cinemas.

Gosto, particularmente, desse improviso, que nesse filme, nos rende muitas gargalhadas. Divirtam-se vocês também, não deixem de assistir ao improviso sueco, se assim podemos dizer, que, acredito eu, os levará a pensar nos tais padrões sociais e cada um terá o seu – ponto de vista! Vale a reflexão divertida e emergente, mas valem ainda mais as risadas inesperadas. O filme é, sobretudo, muito divertido!

A estória centra-se numa médica ginecologista  Elisabeth Staf, que indo ao casamento do filho, como se fosse um batizado enfadonho e meramente obrigatório, estaciona o carro as pressas em um local proibido e segue em direção à igreja, mas a pressa não a impede de argumentar com a fiscal de trânsito – Gudrun. para evitar a multa, mas o seu vocabulário com fiscal transforma-se num bate-boca com direito a tapa e xingamentos, e é assim as protagonistas do filme são logo de início apresentadas.

O encontro dessas duas personagens, Elizabeth – a médica, e Gudrun – fiscal de trânsito, que, na verdade, aparentam bem mais que 40 anos, não termina por aí. As duas, de personalidades opostas, se encontram novamente numa consulta ginecológica, situação ainda mais inusitada, que proporciona muitos risos no cinema, e a partir daí a desavença inicial será esquecida em prol de uma amizade avassaladora, totalmente irresistível, do tipo que não acontece muitas vezes, ainda mais para duas mulheres acima dos 40 anos, numa cidade fria como a Suécia. Além da idade, as personagens descobrem muitas coisas em comum, e tudo isso é revelado na animada pista de dança do  Heartbreak Hotel, discoteca que passam a frequentar juntas dissipando a solidão das geladas noites suecas.

O tema não necessita de desenvolvimento mais profundo, pois os diálogos e situações em que as duas se metem mostra com clareza qual a proposta do filme, e vale questionar o padrão social que as duas estão a romper. Vale observar o que seria o nosso conceito do permissível naquela idade e do desejoso, sem que haja uma necesidade de julgamento interno ou permissão para tanto. Fico com a felicidade! Em prol desta, presumo que vale tudo, e o que os outros vão pensar, isso parece sem importância tamanha a grandiosidade do sentimento em questão – a vida clama por ser vivida e para ela não há idade!

Agora corram para assistir e acredito que terão direito a boas risadas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: