Adeus… e olá Revolução!

Abril 24, 2008

Para ser original pensei que podia divagar um pouco sobre um tema que quase ninguém se lembra, até chegarmos perto do dia 25 de Abril. Não, não me estou a referir aos peregrinos que começam a encher as bermas das estradas nacionais a caminho do 13 de Maio. Se bem que… fica para outra altura.

Nestes dias todos falam de como foram aqueles tempos, tão longínquos na ideologia mas tão assustadoramente recentes, embora não para todos. “Infelizmente”, talvez esses tempos tenham sido de tal forma absurdos que aqueles que não viveram nesses dias nunca conseguirão ter uma ideia daquilo que (não) se viveu.

A cada ano (destes mais recentes) se repetem os “Capitães de Abril” e outros tantos documentários, que apenas servem para que os mais velhos revivam tempos conturbados. Contudo, esperançosos. Os mais novos, borrifam-se para isso. Não os censuro, apesar de achar que não temos tempo para aprendermos apenas com os nossos erros, sendo importante ir aprendendo com os erros dos outros (infelizes).

No mesmo sentido segue o táxi que hoje apresento: “Olá, este é o Volkswagen e é um táxi anónimo.” (E assim se estraga uma crónica séria.)
Bem, fora as palhaçadas, um táxi em “Adeus, Lenine!” é capaz de assistir, tranquilo, ao momento da revolução que viria a derrubar um muro que dividia duas “Alemanhas”. Amado por uns, odiado por outros, o muro teve o seu fim. (Terá mesmo?)

Anos mais tarde, o mesmo táxi assiste à decadência daquele que um dia transportou, por espaços siderais, as esperanças de um país, enquanto se deixa conduzir por aquelas mãos amarguradas.

Também por cá (Portugal real), existem muitos táxis que continuam a assistir à mesma cena de esperanças que se deixam embalar pelas viagens consecutivas e sem destino certo de um país que um dia soube matar um “bicho ruim e sombrio” com um cravo.

E o cravo também era vermelho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: