Este filme não é para todos

Abril 15, 2008

Este pa�s não é para velhos

“Este país não é para velhos” (“No Country for old men“, no original), não é um filme para todos. Tendo sido o grande vencedor dos Óscares deste ano, este brilhante filme dos irmãos Cohen transporta-nos para um jogo de gato e rato em passo lento, mas que nos cola ao ecrã sem vontade de pestanejar.

Javier Bardem, vencedor do Óscar para melhor actor secundário, faz o papel do caçador com fortes problemas mentais, ou, pelo menos, com escolhas morais que não encaixam muito bem nos normais conceitos de vivência em sociedade. As suas atitudes, de uma naturalidade e calma sobre-humanas, deixam o espectador num limbo de incerteza inquietante, e perante as quais dificilmente alguém ficará indiferente.

O papel de rato é interpretado por Josh Brolin, que tem a (in)felicidade de encontrar uma mala cheia de dinheiro durante o que aparentava ser um normal dia de caça. Até onde é que ele será capaz de ir para proteger o seu achado, e como é que ele se irá safar, são as perguntas que nos assolam a cabeça desde o início.

Sem meios a medir, o nosso caçador vai deixando um longo rastro de sangue que vai sendo seguido pelo xerife de serviço, interpretado por Tommy Lee Jones. Velho e cansado, o xerife vê o mundo a que estava habituado transforma-se num pandemónio do qual já não sabe se quer fazer parte, ou se tem forças sequer para o combater.

Para “alegrar” ainda mais a caçada, aparecem os “amigos” mexicanos que trazem um pouco mais de cor (vermelha) ao enredo.

Os sentimentos de urgência, demência e incapacidade estão muito bem retratados neste filme, que apenas aconselho a quem tenha estômago e coração resistente. Mas se for esse o caso, é um filme a não perder.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: