Está tudo sob controlo

Março 12, 2008

mundo_na_mao.jpg

 É comum o controlo das coisas fazer parte da nossa vida. Queremos abraçar tudo com as mãos. Controlar cada hora, minuto, segundo, mandar no tempo. 

 Desejamos ansiosamente controlar as emoções: a mágoa, a dor, a alegria, a tristeza. Os avanços da ciência ditam quando, como e se se nasce ou não. Com a morte, embora discutível, caminha-se num futuro a médio prazo para ditar a nossa própria morte.

É o poder da raça humana. O domínio absoluto do mundo e da vida.  Os animais para consumo são engordados à “pílula” e estacionados em 4m2 entre barreiras de ferro, isto os de grande porte, o espaço vai diminuindo em proporção ao tamanho do “naco de carne”.  

Os alimentos são produzidos em laboratório: irá ser natural ter uma couve-galega a crescer num tubo de ensaio, ou a rama de um belo nabo a despontar de um balão volumétrico, e quem sabe olhando pelo microscópio poderá apreciar-se uma linda plantação de batatas. 

 O sonho é mesmo ser imortal, nós e aqueles de quem gostamos; aí entra a clonagem. Podemos clonar o cão, o gato, a mãe, o pai, o filho, o tio, enfim a família completa. Todos serão iguaizinhos, pelo menos, visualmente. E quem melhor do nós, humanos, vive de ilusões? Invertemos a “lei” da natureza, a que preço?

Inventamo-nos, criamos o nosso próprio mundo, à parte do real porque insistimos no ser perfeito.  A natureza premiou-nos pela diversidade. Hoje tentamos ser todos iguais, ter as mesmas coisas, fazer o mesmo, frequentar os mesmos locais, os mesmos discursos. Uns e outros unem-se pela semelhança.

Não gosto deste mundo inventado, todo organizado, plástico, muito artificial para o meu desejo.  Opto pelo acaso, imperfeito, vulnerável, natural, imprevisível, tosco, mas vivo. Felizmente não estou sozinha.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: